YELLOW SOLUÇÕES DE MOBILIDADE LTDA e GRIN MOBILIDADE LTDA que em conjunto integram o “GRUPO GROW”, distribuíram o pedido de Recuperação Judicial em 29/07/2020, que tramita perante a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital/SP.
O Grupo Grow é uma startup que tem como modelo de negócios o bike-sharing e o scooter-sharing – o compartilhamento de bicicletas e de patinetes elétricos. As bicicletas e os patinetes elétricos das Requerentes são espalhados pelas cidades e podem ser alugados pelos usuários por curtos períodos para percorrer pequenos trajetos, sem a necessidade de serem estacionados em um lugar fixo (dockless).
A Yellow iniciou as suas atividades em 2017, oferecendo o pioneiro serviço de bicicletas compartilhadas com distribuição livre (dockless) na cidade de São Paulo. No último trimestre de 2018, a Yellow já havia expandido suas atividades significativamente: passou também a oferecer patinetes elétricos e a atuar em cidades do interior do Estado de São Paulo e em outras capitais, tais como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro, e cidades próximas.
A empresa que já enfrentava desafios decorrentes de seu crescimento e expansão, entrou em crise e foi levada a pedir Recuperação Judical após no primeiro o colapso financeiro com a pandemia do novo coronavírus no 1º semestre de 2020. Com as ruas vazias e as pessoas em suas casas, a demanda por bicicletas e patinetes elétricos desapareceu, levando à completa paralisação de serviços de compartilhamento.
Atualmente a empresa teve o deferimento do processamento do pedido de Recuperação Judicial, estando em curso o prazo do stay period a partir de 27/08/2020.
Em 30/09/2020 foram finalizados os envios de comunicados a todos os credores reconhecidos pelas recuperandas em cumprimento a decisão de fls. 545/557 do processo.